segunda-feira, 18 de setembro de 2017

O que pode ser o tema de 2017?
    À medida que o dia da prova se aproxima, começam as especulações sobre possíveis temas para a redação do Enem. Impulsionado pela novela da Globo, que discute transfobia, o aumento do número de homicídios com base na orientação sexual e, claro, no fenômeno Pabllo Vitar, muitos apostam na Homofobia. Além desse tema, abaixo, uma lista das propostas que considero mais prováveis.

:) Nível de probabilidade


Homofobia :)
Apesar de marcar com apenas uma carinha feliz esse tema, coloco-o no topo por entender que seja o mais urgente e necessário a ser discutido pela prova, tendo em vista ser o Brasil o pais onde mais se pratica a violência contra homossexuais. Até mais do que em países onde a homossexualidade ainda é legalmente proibida. Mas é muito pouco provável que o Governo permita a discussão desse tema, devido aos ataques que sofreria de alguns líderes religiosos com grande força política no Congresso Nacional.

Desastres ambientais - 2 anos da Tragédia de Mariana  :)  :)  :)  :)  :)
    No dia 5 de novembro, a tragédia de Mariana completa dois anos. O maior desastre ambiental da história do Brasil é uma das possibilidades de tema da prova de redação. Nesse caso, seria bem provável que se pedisse uma análise sobre as lições que aprendemos ou deveríamos ter aprendido com o incidente que matou 19 pessoas e afetou milhões que habitantes ao longo dos rios afetados pelos rejeitos da barragem da mineradora Samarco. O que o Brasil tem feito para que desastres dessa magnitude não se repitam? Vale, então, uma analogia com o Japão pós-tsunami. Em 2011, o país foi abalado por um terremoto de 9 graus na escala Richter e, como se não bastasse, em seguida veio uma tsunami que, por sua vez, provocou vazamento de material radioativo. Foram cerca de 11 mil mortos. Mas, assim como reagiu à devastação da II Guerra, a população japonesa se uniu, ajudou quem precisava, economizou energia para não piorar a situação energética do país. Além disso, o aparato de monitoramento a desastres naturais foi aperfeiçoado e é possível que no futuro causem menos estragos. Já no Brasil, o que mudou desde o desastre de Mariana? Que medidas efetivas foram tomadas para se prevenir novas tragédias? O que a população tem feito para cobrar mudanças?

Xenofobia :)  :)  :)  :)  :)
A aprovação da Lei da Imigração, elogiada internacionalmente, e o caso do vendedor sírio de esfihas que foi agredido no Rio, são motivos que avalizam a aposta nesse tema.

Pedofilia :)  :)  :)  :)  :)
Os direitos das crianças e dos adolescentes foram discutidos no Enem de 2000. Mas, dentre os problemas que mais afligem a sociedade brasileira, sem dúvida, a pedofilia e a Homofobia estão na fila há mais tempo para serem discutidos pela prova. A pedofilia não é o nome de um crime, mas de um transtorno de preferência sexual. Aquele que a pratica está sujeito a alguns dispositivos legais previstos tanto no Código Penal - estupro de vulnerável -, quanto no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Doenças tropicais :)  :)  :)  :)  :)
Dengue, zica, chikungunya, febre amarela... Essas doenças nunca saem de moda no Brasil e, por isso, também continuam como forte aposta como tema da redação. Abordagens sobre como evitá-las e sua relação com a maior mobilidade humana, por exemplo, são possíveis.

Suicídio entre jovens :)  :)  :)  :)  :)
Normalmente, a mídia e o Governo convencionam não divulgar casos de suicídio, partindo-se do pressuposto de que isso pode incentivar a prática. Mas é fato que os números têm aumentado e o sucesso da série 13 Reasons Why, da Netflix,também chamou a atenção para o problema.

AIDS E DSTs entre jovens :)  :)  :)  :)
    A infecção pelo vírus HIV na faixa dos 16 aos 24 anos cresceu de 9,6 para 12,7 por 100 mil habitantes, nos últimos dez anos. Muitos estudiosos apontam como causa o fato de essa geração ter-se acostumado à AIDS como uma doença tratável.


Bullying :)  :)  :)  :)
    A entrada em vigor da Lei antibullying, em 2016, gerou expectativas de que o Enem possa trazer esse tema à tona. O Cyberbullying também é abordado na lei. É bom Lê-la na íntegra. Veja uma proposta de redação sobre Bullying no Brasil.

Lixo Eletrônico  :)  :)  :)  :)
       O problema da destinação do e-lixo no Brasil.

Drogas e cracolândias :)  :)  :)
    Este ano, mais uma intervenção da Prefeitura e do Governo de São Paulo na chamada cracolândia, região do centro da cidade de São Paulo que reúne usuários e vendedores de entorpecentes, chamou a atenção para o problema da internação compulsória e da criação de áreas para o uso assistido de drogas... É um bom tema mas o fato de estar muito ligado à figura de dois presidenciáveis do PSDB (Dória e Alckmin) recomenda que não se apostem todas as fichas nele.


Violência Urbana :)  :)  :)
    A violência já foi tema da Redação do Enem em 2003. Mas, devido aos índices que tem alcançado ultimamente, não seria absurdo que voltasse a ser discutida pela prova. Afinal, o Enem tem também o valor de pautar a mídia e as escolas com os temas que escolhe.

Crise hídrica :)  :)  :)
   Embora o auge da crise tenha sido em 2015, ainda é um tema que precisa ser debatido para que as pessoas não relaxem na no uso racional.  A prova pode pedir que o candidato discuta, por exemplo, efeitos da crise ou possíveis medidas de prevenção, a importância da água para a vida em sociedade...


O impacto da tecnologia em nossas vidas :)  :)  :)
   Celular, internet, computador... O quanto essas invenções que se têm popularizado cada vez mais tornaram a vida em sociedade melhor? Que problemas causaram?  E a relação das escolas com o celular? Proibir ou não?

Agressão a professores :)  :) 
    "O histórico desafio de se valorizar o professor no Brasil." foi o tema da segunda aplicação da prova do Enem em 2015. Por isso, ainda que o surto de agressões a professores em 2017 enseje a discussão sobre o tema na prova deste ano, é improvável que o assunto se repita.


Crise prisional :)  :) 
    Grande aposta de muitos estudantes, a questão da falta de vagas nos presídios, da pouco eficiência do Estado em recuperar os condenados também pode ser discutida pela prova. Para quem aposta nesse tema, abra os olhos para as formas alternativas de punição, leia sobre os tipos de penas previstas no Código Penal (Art. 32...) antes de sair defendendo a prisão como a única forma de se punir. Veja sobre a pena mínima para se cumprir a condenação em regime fechado, sobre quando e como surgiu a pena de prisão e sua eficácia - há vários juristas renomados que são contra a generalização desse modelo de pena -, sobre a experiência de outros países...


A internet: fake news e pós-verdade :)  :)
    Prematuramente, o Enem discutiu sobre redes sociais e privacidade, em 2011. Mas o tema merece ser revisitado. A disseminação de notícias falsas - fake news - tem sido um problema no mundo todo à medida em que altera até o resultado de eleições, como muitos suspeitam que tenha acontecido nas inesperadas vitórias do Brexit, no Reino Unido, e de Donald Trump, nos Estados Unidos. No Brasil, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem tomado medidas para tentar se contrapor a essa "estratégia" eleitoral. Os ingleses cunharam a expressão Pós-Verdade - do inglês, Post-Truth -, para se referir a circunstâncias nas quais fatos objetivos têm menos influência em moldar a opinião pública do que apelos à emoção e a crenças pessoais.

O conceito de arte :)  :)
   Mais um tema inspirado nas ações midiáticas do prefeito de São Paulo. Ao classificar algumas intervenções em muros da cidade como depredação e cobri-las de tinta cinza e permitir que outras ficassem, a Prefeitura deu novas cores ao desbotado debate sobre o que seria arte. Tema pouco provável tanto por sua complexidade quanto por estar ligado a uma questão específica envolvendo um pré-candidato ao Planalto em 2018.

O combate ao tabagismo :)
    É verdade que o Brasil tem uma das mais elogiadas políticas de combate ao fumo, copiada por vários países. Mas o males que o cigarro causa justifica intensificar o alerta através da prova do Enem.

A questão do idoso no Brasil :)
    "A valorização do Idoso" foi o tema da prova cancelada do Enem em 2009. É pouco provável que a organização do concurso repita a proposta, embora seja relevante.

A importância de se aprender a redigir :)
   Em 2006, o Enem discutiu o poder transformador da leitura. Seria muito bem-vinda também uma reflexão sobre a importância de se praticar a escrita. Afinal, de que vale aprender a produzir textos apenas para se fazer a redação do Enem?


Os perigos por trás da auto-medicação :)

   A ingestão de remédios sem receita médica é um mal que faz cada vez mais vítimas no mundo. Esse é um tema que precisa ser debatido.


Fome e desperdício de alimentos :)


   O Brasil é um dos países que mais desperdiçam alimentos no mundo. Em contrapartida, tem inúmeras pessoas abaixo da linha de miséria, muitas sem ter o que comer. Como conciliar esses dois dilemas?

Veja mais propostas aqui.